Introdução a engenharia
Adriano Tiago Ferreira Fernandes
Cleia Silva Bezerra
Demetryus Serafim Silva
João da Costa Nunes
Rodolfo Carvalho Félix
Tadeu Alberto Zeno Chaves de Jesus
Engenharia Civil: Origens da Palavra
A palavra engenheiro vem de engenho e engenhoso que, por sua vez, derivam do latim in generare, que significa a faculdade de saber, criatividade. Origem: 200 d.C.
Conceito:
“é
uma
pessoa
que
aplica
conhecimentos de ciência, matemática e economia para atender às necessidades da humanidade.” Conhecimentos Gerais
Durante a Idade Media a engenharia civil passou a ser denominada somente de engenharia e incorporava tanto a parte civil como a militar. Nessa fase da história, foram construídas grandes catedrais e castelos e os profissionais começaram a se organizar em sociedades de construtores.
Modernamente
a denominação de
Engenharia Civil passou a ser utilizada a partir do inicio do Século XVIII, mais precisamente em 1744, na Politécnica de Paris, França, quando houve a separação entre engenharia militar e civil.
Conhecimentos Gerais
Na história moderna, a engenharia civil produziu mudanças na geografia da Terra, com a construção de grandes canais, como o
Canal do Panamá ligando o Oceano Atlântico ao Pacifico, e o Canal de Suess, ligando o Mar
Mediterrâneo ao Mar Vermelho, construção de grandes túneis submarinos, pontes, ferrovias transcontinentais, ilhas artificiais para grandes aeroportos, etc.
Conhecimentos Gerais
A engenharia civil é uma profissão de extrema importância e está tão intimamente ligada à sociedade moderna e à segurança do ser humano nos diversos espaços construídos, que pode ser considerada uma engenharia social, pois dela depende, em grande parte, a vida do homem em sociedade.
As principais áreas da engenharia civil são: estruturas, estradas e transportes, geotecnia, hidráulica e saneamento, materiais, construção civil, e meio ambiente.
Engenharia Civil