Introdução a engenharia
Pode-se dizer que a engenharia é a arte de aplicar conhecimentos científicos e tecnológicos à criação de estruturas, dispositivos, processos e informações, que possibilitem converter recursos disponíveis na natureza em formas adequadas ao entendimento das necessidades humanas. Para fazer frente asa estas necessidades, e solucioná-las adequadamente, há que se ter quantidade, qualidade e diversidade de ideias úteis.
É incontestável que a engenharia moderna depende, sim, cada vez mais dos conhecimentos científicos e dos desenvolvimentos tecnológicos, porém jamais vai prescindir do empirismo e, principalmente, de uma característica altamente desejável para um bom desempenho profissional: a criatividade.
A criatividade pode ser encontrada nas pessoas que geram ideias calcadas em características tais como: novidade, utilidade e simplicidade. Uma pessoa criativa também é aquela distinguida pela capacidade de sintetizar novas combinações de ideias e conceitos, entre formas comuns e usuais.
Uma fase vital do processo solucionador de problemas - a fase de concepção -, na qual a capacidade criativa é especialmente importante. É exatamente neste momento que o engenheiro deve líber toda sua criatividade para poder gerar quantidade, qualidade e diversidade de soluções.
REQUISITOS PARA A CRIATIVIDADE
Há um mito popular que diz que as ideias criativas surgem rapidamente e com espontaneidade, e que apenas alguns iluminados seriam capazes de tê-las. Não é bem assim: Salvo raras exceções, as ideias não aparecem de um lampejo mágico, e nem muito menos são privilégios de uns poucos, que já teriam nascido com este dom de inovar.
O que se deve fazer é ativar o cérebro em busca de ideias inovadoras, sendo assim, identificar e procurar ampliar suas fronteiras é um excelente inicio para poder desenvolver a criatividade.
Aspectos que influenciam na criatividade
• Conhecimento: É o principal requisito para a geração de soluções, pois quanto maior o