Biologia
Fungos 1) A grama Dichanthelium languinosum vive em solos quentes e hospeda fungos do gênero Curvularia. Foram realizados experimentos de campo para testar o impacto de Curvularia na tolerância térmica dessa gramínia. Foi cultivado plantas sem (E-) e com (E+) endófitos Curvularia em solos de diferentes temperaturas e foi medido a biomassa e o número de brotos novos produzidos pelas plantas. Desenhe um gráfico de barras dos resultados contendo a massa das plantas em relação à temperatura e interprete.
45 º C E+ 40 º C 35 º C 30 º C
E-
0
5
10
15
20
25
30
Massa(g)XTemperatura(°C)
Com a visualização do mesmo pode-se perceber que para plantas sem (E-) o ambiente que esteja nas proximidades dos 35°C sua massa é maior, e em ambientes com temperatura de 45°C ela não sobrevive, tendo massa zero e nem um broto; Já para plantas com (E+), são mais resistentes, o número de brotos é maior, são menos sensíveis que as anteriores, mas também possuem seu ápice em torno dos 35°C.
2) O fungo ascomiceto que causa o cancro do castanheiro e matou aproximadamente 4 bilhões de Castanheiras na América do Norte foi importado acidentalmente da Ásia. Mais recentemente, o fungo Discula destructiva introduzido no leste da América do Norte na década de 1980, matou mais de 80% das árvores de corniso em algumas localidades. Por que as plantas são particularmente vulneráveis a fungos importados de outras regiões? Que tipos de atividades humanas podem contribuir para a dispersão de doenças vegetais? As plantas de determinada região, já estão habituadas aos fungos e as bactérias da mesma, as plantas que desenvolvem- se são as mais adaptadas ao meio, no entanto quando expostas a fungos de outras regiões sua resistência fica reduzida, pois são fungos desconhecidos que sugam suas raízes enfraquecendo as plantas, prejudicando as folhas e frutos da mesma. O ser humano contribui, pois é responsável pela importação e exportação de materiais,