Introdução a Eng. Prod.
Proposta: Escolher uma área da Engenharia de Produção, explica-la, falar de sua historia e fazer uma interligação com as outras áreas da Engenharia de Produção, além de com a própria Engenharia de Produção. Ainda, explicar porque escolheu o curso de Engenharia de Produção, e o que espera realizar quando recém formado, e cinco anos depois disso.
Área escolhida: Engenharia de Operações e Processos da Produção
O que é a área?
Está área da Engenharia de Produção é a que se refere a projetos, operações e melhorias nos sistemas que criam e entregam os produtos primátios de uma empresa, sejam estes bens ou serviços. Isto é, a área de Engenharia de Operações e Processos da Produção é a responsável por planejar, controlar e otimizar o processo produtivo de uma empresa.
Esta é uma área bem extensa, considerando a importância da tarefa em qualquer indústria. Por isso, ela é dividida em seis subáreas, podendo essas ser:
1. Gestão de Sistemas de Produção e Operações
Está subárea é a parte administrativa de uma empresa que cordena o processo produtivo, utilizando com eficácia os meios de produção e funções gerenciais da empresa para buscar a obtenção de produtos ou serviços de bom desempenho. Isto é, é a área que se preocupa em de que maneira a empresa irá produzir, levando em consideração a simplicidade das operações, a qualidade do produto, a necessidade dos clientes e a valorização do profissional necessário.
2. Planejamento, Programação e Controle da Produção
Entre todas as subáreas, esta é aquela que dita as normas da produção, possibilitando um fluxo de fabricação ordenado e ritmado. Ela coordena a mão de obra, materiais e instalações da fábrica para fazer com que os objetivos determinados sejam alcançados, sendo responsável pelo bom andamento do organismo industrial. Ela irá não só planejar a produção, mas também a programar e controlar. Para isto, leva em consideração fatores como demanda e capacidade