Forum introdução eng. prod. 1º semestre
• Transcendental
Qualidade é sinônimo de excelência inata, onde é absoluta e universalmente reconhecível.
“A qualidade não é nem pensamento nem matéria, mas uma terceira entidade independente das duas... Ainda que qualidade não possa ser definida, sabe-se que ela existe” (PIRSIG, 1974)
• Baseadas no Produto
Qualidade é uma variável precisa e mensurável, oriunda dos atributos do produto, sendo que melhor qualidade só com maior custo.
“Diferenças na qualidade equivalem a diferenças na quantidade de alguns elementos ou atributos desejados” (ABBOTT, 1955)
• Baseadas no Usuário
Produtos de melhor qualidade atendem melhor aos desejos do consumidor, porém é uma variável subjetiva.
“A qualidade consiste na capacidade de satisfazer desejos” (EDWARDS, 1968) “Qualidade é a satisfação das necessidades do consumidor... é a adequação ao uso” (JURAN, 1979)
• Baseada na Produção
Qualidade é uma variável precisa e mensurável, oriunda do grau de conformidade do planejado com o executado. Esta abordagem dá ênfase a ferramentas estatísticas (CEP).
“Qualidade é a conformidade às especificações... prevenir não conformidades é mais barato que corrigir ou refazer o trabalho” (CROSBY, 1979)
• Baseadas no Valor
Abordagem de difícil aplicação, pois mistura os trade-off de qualidade versus preço. Engenharia de Análise de Valor.
“Qualidade é o grau de excelência a um preço aceitável” (BROH, 1974)
Fontes:
Adaptadas do texto de Garvin (1988).
2)
Desenvolvimento do mercado é logo após o lançamento do produto e que se caracteriza por um lento crescimento das vendas, poucas empresas em competição e, geralmente, um elevado risco e baixo retorno financeiro para as empresas. A aposta estratégica é a colocação da ênfase na inovação e na qualidade.
Exemplo:
A Gillette, por exemplo, lançou, recentemente, uma nova lâmina de barbear, a Sensor Excel. A Excel tem uma característica inovadora: cinco faixas emborrachadas, colocadas na