Introdução a Economia
ATIVIDADE 3: Questionário
Introdução a Economia
1) R- Alguns procedimentos como: tentar descobrir por que os eventos econômicos ocorrem de uma determinada forma; analisar fatos econômicos confiáveis para tentar estabelecer relações de causa e efeito mais ou menos plausíveis; apresentar teorias econômicas formais; e construir modelos econômicos.
2)R- Dada a complexidade da realidade económica, um sistema econômico tem necessidade de ser representado pelo modelo econômico que realce os principais elementos, inter-relações e estrutura. Atualmente entende-se por modelo econômico toda a representação simbólica, quantificada ou puramente conceptual, das relações entre duas ou mais variáveis características de um dado conjunto.
Analogamente, um modelo econômico é tal como uma maqueta, uma visão simplificada e estilizada da realidade.
3) R- é o sistema de produção, distribuição e consumo de bens e serviços de uma economia. Alternativamente, é o conjunto de princípios e técnicas com os quais os problemas de economia são endereçados, tais como o problema da escassez com a alocação de recursos produtivos limitados.1
O sistema económico é composto por pessoas, instituições e a sua relação com os recursos produtivos, como seja a convenção de propriedade. Exemplos atuais de sistemas económicos incluem os sistemas capitalistas, sistemas socialistas, e economias mistas. "Sistemas económicos" é uma categoria de classificação JEL sobre o estudo desses sistemas.
4)R- Existem duas formas principais de organização econômica:
Economia de mercado (ou descentralizada, tipo capitalista); e Economia planificada (ou centralizada, tipo socialista).
5) R- Podemos dizer que as economias de mercado podem ser analisadas por dois sistemas: Sistema de concorrência pura (sem interferência do governo); e Sistema de economia mista (com interferência governamental).
6) R- Críticas as mais frequentes são: grande simplificação da realidade; e preços nem sempre