Introdução a Docencia
# INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA#
CURSO: ARTES VISUAIS
SANTANA DE PARNAÍBA
2014
Atividade em grupo A
Leia os textos referentes aos itens 7.1 a 7.13 e reflita sobre as inúmeras verdades que cada um deles encerra em suas entrelinhas, em relação à educação. Na sequência de cada texto, já são apresentadas algumas questões para reflexão. Reflita sobre essas questões e procure apontar, para cada texto, novas reflexões.
A atividade em si consiste em elaborar um relatório que contemple as principais reflexões que todos estes textos induziram no grupo de alunos, ou seja, mencionar o título de cada um dos textos e as principais reflexões que o grupo teve sobre cada um deles.
RELATÓRIOS
Educação? Educações: aprender com os índios
Como foi relatado na carta resposta do índio, o mesmo agradece o convite, porem deixa claro que ele necessita de guerreiros que dominem a língua indígena, que saibam caçar e construir cabana, que cuidem da floresta, que suportem o frio e a fome, ou seja, para o índio os valores aqui relatados são precisos e úteis, pois eles serviram para a vida na floresta, mas para o homem da cidade os valores de educação seriam outros como: estudar em uma escola, falar corretamente a língua de seu país, ter um bom emprego para possam competir entre si e consequentemente ter status profissionais e financeiros, ou seja, para cada cultura seus valores mudam o homem da cidade não domina a selva como o índio e vice versa, pois ambos possuem culturas e valores diferentes. Quando o índio menciona em uma de suas frases a palavra “homem”, ele quer dizer o homem guerreiro, o homem da selva não o homem da cidade, pois para ele de nada terá serventia na selva.
A educação é algo delicado de se tratar, pois cada povo tem sua cultura, não se pode generalizar a educação tratando-a como única em toda parte do mundo.
O Brasil é o país da diversidade, mas seu povo como qualquer outro tem