sociologia
Escolhemos este tema (Educação e Sociologia-Durkheim), pois aborda a compreensão do processo educativo como expressão da vida social.
1.1. Metodologia
O processo de pesquisa foi a partir do livro: A educação e sociologia-Durkheim, 11° edição, e através de sites. Todas as fontes de origem secundárias.
1.2. Apresentação dos capítulos
1.2.1. Educação, sua natureza e função.
No capitulo 1° tratamos da educação, sua natureza e função, especificando a definição da educação, o caráter social, a função do Estado em matéria de educação e o poder da educação e meios de seu exercício.
1.2.2. Natureza da pedagogia e seu método.
No capitulo 2° abordaremos a questão da natureza da pedagogia e o seu método buscando explicar a confusão que existe entre os termos educação e pedagogia, a ciência da educação e pedagogia, quais são as teorias pedagógicas, a ciência e a arte aplicada e por fim os fundamentos da reflexão pedagógica.
1.2.3. Pedagogia e sociologia.
No capitulo 3° para concluir, fecharemos com a pedagogia e sociologia tratando do caráter social da educação, a importância da ação educativa e os fins e meios de educação.
2. Aspectos biográficos de Émile Durkheim e Importância da obra para sociologia.
2.1. Breve constituição biográfica de Durkheim.
Durkheim nasceu na cidade Épinal, região da Lorena, França, no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em paris em 15 de novembro de 1017. É considerado junto com Max, uns dos fundadores da sociedade moderna.
Viveu em uma família religiosa, pois seu pai era rabino, mas ele não seguiu o caminho da família optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento do conhecimento. Em boa parte dos seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos. Aos 21 anos de idade, Durkheim foi estudar na Escola Normal Superior (École Normale Supérieure) e