Introdução a Biblioteconomia
Introdução à
Biblioteconomia
FONSECA, Edson Nery da. Introdução à Biblioteconomia. São Paulo, Pioneira, 1992. 152 p.
(Manuais de Estudos)
O estilo é o homem, dizia Buffon. Este trabalho não foge à regra. Erudito, cheio de citações, de divagações científicas, é o perfeito retrato do que foi e do que é o autor, Edson Nery da Fonseca.
Dividido em duas partes distintas, o livro aborda, na primeira, os quatro itens principais ou pilares essenciais da Biblioteconomia: o livro, a biblioteca, o leitor e o bibliotecário; na segunda parte, apresenta uma pequena antologia biblioteconômica, extraída das obras de reconhecidos literatos e escritores, como Mário de Andrade,
Carlos Drummond de Andrade, Gilberto
Freyre, Otto Maria Carpeaux, Augusto
Meyer, Ledo Ivo, Emílio Carrera Guerra e
João Cabral de Mello Neto, alguns deles conhecidos e amigos pessoais do autor.
Antonio Houaiss, no prefácio, descreve corretamente a figura do autor e cie sua obra, afirmando que "a maneira por que
Edson Nery da Fonseca tem exercido sua biblioprática vem sendo, desde o início, a de um bibliósofo que chegaria a uma bibliosofia íntegra, de pés na terra – já que sabe de polpas de papel, de tintas, de caracteres, de composições, de manchas e ilustrações, de encadernações, de preservação, de restauração, de armazenamento, de locais, de acondicionamentos ambientais – e de olhos no céu - já que busca para cada livro sua mensagem, seu conteúdo formativo, informativo, recreativo, lúdico, sua adequação etária, seu curso de honra, sua inserção na história".
De leitura fácil e agradável, como os demais livros do autor, o livro traz outro precioso elemento: a grande quantidade de referências bibliográficas citadas e recomendadas, algumas delas com notas complementares, que muito bem poderiam estar inseridas no corpo do texto, mas que o autor preferiu citá-las junto com as referências, no final de cada parte.
Extremamente didático, o texto se destina
aos