INTRODUÇÃO A ARQUITETURA GÓTICA
A arquitetura foi a principal expressão da Arte Gótica e propagou-se por diversas regiões da Europa, principalmente com as construções de imponentes igrejas. Apoiava-se nos princípios de um forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico: as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus. Além disso, nos vitrais pintados e decorados se ensinava ao povo, por meio da mágica luminosidade de suas cores, as histórias e relatos contidos nas Sagradas Escrituras.
Do ponto de vista material, a construção gótica, de modo geral, se diferenciou pela elevação e desmaterialização das paredes, assim como pela especial distribuição da luz no espaço. Tudo isso foi possível graças a duas das inovações arquitetônicas mais importantes desse período: o arco em ponta, responsável pela elevação vertical do edifício, e a abóbada cruzada, que veio permitir a cobertura de espaços quadrados, curvos ou irregulares. No entanto, ainda considera-se o arco de ogiva como a característica marcante deste estilo.
INTRODUÇÃO A ARQUITETURA GÓTICA PORTUGUESA
A introdução das primeiras formas góticas em Portugal remonta à época de reafirmação da nação.
Os primeiros edifícios religosos da época gótica, em Portugal, eram pequenos e modestos, refletindo a sociedade daaltura, ao contrário dos pináculos e agulhas das catedrais europeias que tocavam os céus.
Segundo Pedro Dias da Universidade de Coimbra, o estilo gótico distingue-se do românico, não podendo tão-pouco servisto como uma sua evolução.
No entanto, as opiniões divergem. O gótico é impensável fora da sua época, pois paralelamente ao protogótico, evoluemas formas românicas. Assim, segundo alguns autores, há pois uma evolução.
Aos pilares e planta românicas acrescentou-se um abobadamento em ogivas que elevou, em altura, as igrejas. Os vitraissubstituíram os muros laterais; os pilares ficaram mais finos e mais