Introdução a arquitetura de computadores
ARQUITETURA DE COMPUTADORES
1.Explique com suas palavras o significado de cada um dos seguintes termos: compilador, interpretador e máquina virtual.
Compilador: são programas que traduzem um código fonte de uma linguagem de programação de nível alto para uma linguagem de nível baixo.
Interpretadores: são programas que leem um código fonte de uma linguagem de programação interpretada e o converte em código executável. Máquina virtual é o nome dado a uma máquina, implementada através de software, que executa programas como um computador real, também chamado de processo de virtualização.
2.Qual a diferença entre interpretação e compilação? Cite vantagens e desvantagens de cada.
Na interpretação o programa é traduzido e executado instrução a instrução. Vantagens: detecção de erros mais fácil. Desvantagens: tempo de execução, consumo de memória maiores. Na Compilação o programa é traduzido para linguagem de máquina e depois gera o executável. Vantagens: tempo de execução, consumo de memória menores. Desvantagens: detecção de erros mais difícil.
3.O que vem a ser ‘Organização Estruturada de computadores’?
Afirma que um computador pode ser estruturado em uma hierarquia de seis níveis.
4.Quais as diferenças básicas entre Arquitetura e Organização de computadores?
Organização refere-se as unidades operacionais e suas interconexões que realizam as especificações arquiteturais. Arquitetura refere-se aos atributos de um sistema que são essenciais para a execução de um programa.
5.Diferencie os 6 níveis de camadas de um sistema de computação moderno.
Nível 0: lógica digital: portas lógicas, memórias, registradores, microprocessadores. Nível 1: microarquitetura: registradores, ULA, caminho de dados: controlado por microprogramas ou por hardware.
Nível 2: arquitetura do conjunto de instruções: conjunto de instruções da máquina, fornecido pelo fabricante do processador .
Nível 3: sistema operacional: nível