Introdução a organização e arquitetura de computadores
A Organização de Computadores está focada na forma com que os componentes de hardware estão interconectados para formar um sistema computacional.
• A organização de computadores está envolvida com a forma com o que o hardware do computador opera e a forma com o que os seus dispositivos são interconectados para formar o sistema computacional. Supõe-se que os vários componentes estão nos seus devidos lugares, e a tarefa é investigar a estrutura organizacional a fim de se verificar que as partes do computador operam conforme deveriam.
A Arquitetura de Computadores preocupa-se com a estrutura e comportamento dos vários módulos funcionais de um computador, e como eles interagem para atender às necessidades de processamento do usuário.
A arquitetura de computadores está direcionada à estrutura e comportamento do computador conforme a visão do seu usuário. Ela inclui os formatos da informação, o conjunto de instruções e técnicas para endereçamento da memória.
2. componentes de um sistema de computação.
Quando nos referimos a um sistema de computação, a primeira imagem que vem à mente é algo parecido com o desenho ao lado: Um monitor, um teclado, um mouse e um gabinete (ou caixa) que costumamos chamar de CPU (em português UCP – Unidade Central de Processamento) ou também de processador.
Na verdade o processador (CPU ou UCP) está dentro do gabinete, mas como ele é o item mais importante de todo o conjunto ele acaba dando nome a caixa.
Podemos aproveitar esta imagem para descrever alguns periféricos (equipamentos ou dispositivos que estão juntos ou na “periferia” da CPU):
• Monitor: Periférico de saída;
• Mouse: Periférico de entrada;
• Teclado: Periférico de entrada;
Olhando para dentro do gabinete veremos podemos citar outros periféricos importantes, mas o que nos interessa é a CPU (ou o processador – ou mais precisamente o microprocessador) que se situa na placa-mãe (motherboard ou ainda mainboard)