Introdução a Anatomia
“Ao te curvares com a rígida lâmina de teu bisturi sobre o cadáver desconhecido, lembra-te que este corpo nasceu do amor de duas almas, cresceu embalado pela fé e pela esperança daquela que em seu seio agasalhou. Sorriu e sonhou os mesmos sonhos das crianças e dos jovens. Por certo amou e foi amado e sentiu saudades de outros que partiram. Acalentou e esperou um amanhã feliz, e agora jaz na fria lousa, sem que por ele se tivesse derramado uma lágrima sequer, sem que tivesse uma só prece. Seu nome, só Deus sabe. Mas o destino inexorável deu-lhe o poder e a grandeza de servir à humanidade. A humanidade que por ele passou indiferente. Este é o lugar onde se ufana de socorrer a vida.”
Rokitansky (1876)
1.1 CONCEITO
2 A anatomia é uma ciência descritiva. Ao analisar a terminologia anatômica, aprendemos o processo de construção desta base das ciências biológicas, cuja intimidade com os termos técnicos reforça o processo de aprendizagem, auxiliando na forma holística do cuidar. (VAN DE GRAAFF, 2003)
3 A anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. (DANGELO E FATTINI, 2003)
4 Anatomia(Ana = em partes; Tomein = Cortar)
1.2 NORMALIDADE, VARIAÇÃO ANATÔMICA, ANOMALIA E MONSTRUOSIDADE
FATORES DE VARIAÇÃO ANATÔMICA
ANOMALIA E MONSTRUOSIDADE
Anomalia
A diferença traz prejuízo para a função.
Monstruosidade
A diferença geralmente é incompatível com a vida.
1.3 TERMINOLOGIA ANATÔMICA
1.4 PARTES DO CORPO
CABEÇA: Dividida em região facial e região craniana.
PESCOÇO: Referido a região cervical.
TRONCO: Porção onde se liga o pescoço, e os membros superiores e inferiores. Inclui o tórax, o abdome e a região pélvica.
MEMBRO SUPERIOR: ombro, braço,