Introdução à Anatomia
CURSO DE NUTRIÇÃO
T.A.E I – Introdução à Anatomia
KELLEN MYLENA SCOPEL
Sinop - MT
2014
KELLEN MYLENA SCOPEL
T.A.E I – Introdução à Anatomia
Trabalho Acadêmico Orientado apresentado à disciplina Anatomia do Curso de Nutrição da Faculdade de Sinop - FASIP, como requisito para a obtenção de nota no bimestre.
Professora da Disciplina: Profa. Dra. Naira Neves Brito
Sinop - MT
2014
INTRODUÇÃO
Os primeiros registros feitos sobre o estudo da anatomia derivam do século II d.C. Esses estudos foram feitos pelo fisiologista grego Galeno onde ele dissecou porcos e macacos. Apenas em 1539 foi que Andreas Versálius mostrou que os relatos de Galeno foram feitos em animais e não em corpos humanos como todos acreditavam até então. Os estudos de Andreas contribuíram para corrigir equívocos cometidos e que regiam desde a antiguidade.
Assim que publicou seu livro, Andreas foi escolhido como médico da família imperial de Carlos V. Quando o filho de Carlos tomou posse do trono, ele fez a mesma escolha do pai nomeando Andreas como um de seus médicos. Mesmo fazendo parte da equipe da corte foi condenado à inquisição acusado de dissecação em corpos humano. Nessa época a essa pratica era considerada crime pela igreja católica.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para que possa ser possível o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como sua morfologia, localização, função e a organização desses órgãos em seus diferentes sistemas.
Na disciplina denominada anatomia que vem do latim Ana= de alto a baixo, em partes + Tomé = corte, estudamos o corpo humano macro e microscopicamente através da dissecação de cadáveres ou em peças anatômicas sintéticas.
Nos cursos superiores voltados para a área da saúde a primeira disciplina com que temos contato é a de anatomia, sendo de fundamental importância. Ela por sua vez é considerada