Introdução a adminsitração
Introdução à Administração
1. A habilidade pressupõe a ideia de potencial de realização, ou seja, a existência de uma relativa facilidade em lidar com determinada tarefa. Divide-se em Habilidades Conceituais, Humanas e Técnicas.
Conceituais: estão relacionadas com a capacidade do administrador para coordenar e integrar todos os interesses e atividades de uma organização ou grupo. Permitem ao administrador analisar e interpretar situações abstratas e complexas e compreender como as partes influenciam o todo.
Humanas: dizem respeito à capacidade do administrador para se relacionar com outras pessoas ou grupos. Envolvem a capacidade de trabalhar e se comunicar com outras pessoas, entendendo-as, motivando-as e liderando-as.
Técnicas: estão relacionadas com a capacidade do administrador para usar ferramentas, procedimentos, técnicas e conhecimentos especializados relativos à sua área de atuação específica.
2. Organização Linear / Organização Funcional / Organização Lima-Staff
3. Ser eficaz é atingir os objetivos organizacionais (resultado). Ex: Um funcionário eficaz é aquele que traz resultados para empresa.
Ser eficiente é atingir os objetivos com um mínimo de recursos, fazendo o melhor uso possível do dinheiro, tempo, materiais, pessoas(modo de fazer).Ex: Um funcionário eficiente é aquele que cumpre rigorosamente as normas da empresa.
4. Nível Institucional / Nível Intermediário / Nível Operacional
Nível Institucional: é o nível estratégico, corresponde ao mais elevado da empresa, composto de diretores, proprietários ou acionistas. Neles estão o presidente e dos diretores responsáveis pelos assuntos globais da empresa. Constitui o nível mais elevado e envolve as pessoas e órgãos que definem os objetivos empresariais.
Nível Intermediário: também chamado mediador ou gerencial. Cuidam da articulação interna entre os dois níveis que respectivamente estão colocados no topo e na base da