introdução a administração
A organização é um sistema. O administrador intervém nesse sistema com planos, estruturas, liderança e controle para vários fins. Mas a principal função do administrador é desenvolver e manter uma adaptação dinâmica entre as pessoas e as tarefas necessárias para produzir a eficiência da organização e a satisfação humana.
Para relembrar todos os processos de pensamento administrativo tradicionais, basta pensar-se em três grupos cujos nomes não mais estranhos que nomes de muitos grupos de música rock: Fred Taylor e os Trerblings. Elton Mayo e os solitários de Henri Fayol e POSDCORB. Taylor concentrou-se nas tarefas, dando destaque ao dever dos administradores em coletar sobre práticas de trabalho e conceber atividades, equipamentos e métodos que refletissem os melhores métodos de trabalho . Mayo, concentrou-se na pessoas, dando ênfase ao dever de os administradores prometerem condições de trabalho de modo que pudesse ocorrer “a cooperação espontânea” entre os grupos. Fayol concentrou-se no que hoje se entende por administração; deu ênfase ao dever dos administradores de planejar, organizar, dirigir, e controlar para que os recursos humanos e as tarefas pudessem ser combinados de modo a produzir um desempenho eficiente das organizações que estivessem aliado à satisfação humana.
As abordagens sistêmicas e contingenciais concentraram-se na interdependência das partes no seio da organização e na interdependência da organização com o seu ambiente. O conceito de sistema alerta os administradores para estas interdependências. Abordagem contingencial dá ênfase á adequação das práticas administrativas a cada situação especifica.
PARA REVISÃO E DISCURSSÃO
1. Quais as qualidades necessárias ao administrador, tendo em vista a variedade de situações com que se defronta?
2. Qual o objetivo de estudo da administração?
3. Comente o estudo atual dos modelos de gestão administrativa?