Introdução a administração
1.1 As organizações e a administração
O sucesso ou insucesso das organizações depende da qualidade de sua administração. São os administradores que estabelecem objetivos e guiam a organização de forma a alcançá-los. São também eles que preparam a organização para a mudança, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível. Assim, para uma organização ser bem-sucedida ela depende de seus administradores.
1.1.1 A organização
As organizações são grupos estruturados de pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns. Podem ser organizações formais, como no caso de um exercito ou empresa, ou informais, como um grupo de amigos que se juntam para jogar vôlei na praia. No entanto, independente de sua forma ou atividade, as organizações partilham algumas características. Em primeiro lugar, todas as organizações têm um propósito e uma finalidade. Em segundo, todas as organizações são compostas por pessoas. Além disso, as organizações possuem uma estrutura que define e delimita qual é o comportamento e quais as responsabilidades de cada membro. Assim, uma organização é uma entidade que possui um propósito, é composta por pessoas ou membros, e tem uma estrutura organizacional.
1.1.2 A administração
“Administração é um processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na alocação dos recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente”. Quatro elementos podem ser destacados nessa definição: Processo, coordenação, eficiência e eficácia.
Primeiro, processo é um modo de se fazer algo. Em segundo lugar, a administração consiste na coordenação do trabalho e dos recursos organizacionais para garantir que partes interdependentes funcionem como um todo, procurando alcançar a coerência entre os processos e os objetivos organizacionais. Por último, a administração significa realizar as tarefas e os objetivos