Teoria de Roy
Teorias de Enfermagem:
Teoria de Adaptação
Poços de Caldas – Setembro de 2013
1-Callista Roy
Sister Callista Roy, nascida dia 14 de outubro de 1939, em Los Angeles Califórnia, membro da congregação das Irmãs de Saint Joseph de Carondelet. 1963 recebeu o título de Bacharel em Artes na Enfermagem, pela Escola Mount Saint Mary, Los Angeles e, em 1966, e o título de Mestre de ciências na enfermagem pela universidade da Califórnia, Los Angeles (UCLA). Após isso concluiu o curso de enfermagem, estudou sociologia e recebeu, em 1973, o título de Mestre em sociologia e, em 1977, o de Doutora em sociologia, pela mesma universidade. Anterior a isso Roy foi membro do pós-doutorado e doutora em enfermagem clínica de Robert Wood Johnson, na universidade da Califórnia.
Sendo ela enfermeira pediátrica observou que as crianças possuíam uma capacidade para se adaptarem as mudanças em seu desenvolvimento, o que lhes permitia resolver de modo satisfatório a maioria dos problemas que enfrentava. Roy publicou muitos livros, capítulos e artigos em periódicos e apresentou numerosas conferências e oficinas focalizando sua teoria da adaptação. Ela é membro da ACADEMIA AMERICANA DE ENFERMAGEM, e participa ativamente de muitas organizações de enfermagem nos Estados Unidos, incluindo o SIGMA THETA TAU e a NANDA. Irmã Callista Roy desenvolveu o Modelo de Adaptação, em 1976. Este modelo é composto dos quatro domínios conceitos de pessoa, saúde, meio ambiente, e de enfermagem e seis etapas que envolvem um processo de enfermagem.
1.1-Roy e sua teoria: Modelo de Adaptação
Callista apresenta em seu livro de forma bastante compreensível o “Modelo de Adaptação de Roy”, para a teoria de enfermagem e encara a pessoa como um ser biopsicológico em constante interação com o meio ambiente em mudança. Roy acredita que os cuidados de enfermagem são necessários quando fatores e stress não comuns ou mecanismos enfraquecidos fazem com que as defesas