Introdução a administração
Exercício- Fascículo parte 1- pág 160 1- O que é planejamento? Porque ele é tão importante para a administração? Quais são as principais críticas contra o planejamento formal nas organizações?
R= O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos e de planos que integram e coordenam suas atividades. Planejar é a base de todas as outras funções da administração, tornando importante as seguintes vantagens e benefícios: proporciona senso de direção, focaliza esforços, maximiza a eficiência, reduz o impacto do ambiente, define parâmetros de controle, motivação e comprometimento, o auto conhecimento organizacional, entre outros. As principais críticas ao planejamento formal também estão relacionadas com a incapacidade de resposta a esse mesmo ambiente em mudança. O planejamento formal não responde adequadamente aos desafios de um ambiente dinâmico, cria rigidez, inibe a flexibilidade, a criatividade, a inovação e a ousadia.
2- Qual é a diferença entre planos e objetivos? Dê exemplos. Como podem ser classificados os diferentes tipos de planos?
R= Os planos estipulam como os objetivos devem ser alcançados, ex: descreve como os recursos devem ser alocados e quais atividades devem ser realizadas, já os objetivos são resultados que as organizações pretendem alcançar, ex: rentabilidade, produtividade, participação no mercado, desempenho socioambiental etc. Os planos se classificam em: Planos estratégicos- se referem à organização como um todo e serve como base aos planos táticos e operacionais, proporcionando a organização perante seu ambiente externo; Planos táticos- traduzem os objetivos gerais em objetivos específicos, geralmente uma área funcional, como marketing ou recursos humanos, onde tem um horizonte temporal de um ano; Planos operacionais- identificam os procedimentos e processos específicos requeridos nos níveis mais operacionais da organização, têm uma orientação de curto prazo e são