Logistica
1. Quais são os fatores impulsionadores de uma maior participação do Brasil no Comércio Internacional?
Resp. No Brasil esse processo torna-se implícito a partir do inicio da década de 90, com a abertura ao mercado e capital externo. A partir de então o país passa a ter a concorrência em âmbito interno de produtos importados, fruto da política cambial de valorização do dólar, e como meta para crescer, e inserir-se de maneira competitiva no mercado global as exportações.Fatores-chave para o crescimento da competitividade e alcance de novos mercados por parte dos exportadores brasileiros a infra-estrutura logística e uma integração entre os diferentes modais.
2. Qual o principal fator que fez com que houvesse uma evolução tecnológica nos produtos brasileiros?
Resp. A partir de então o país passa a ter a concorrência em âmbito interno de produtos importados, fruto da política cambial de valorização do dólar, e como meta para crescer, e inserir-se de maneira competitiva no mercado global as exportações.
Nesse contexto o Brasil apresenta significativos superávits em sua balança comercial – diferença entre volume exportado e volume importado – ao longo dessa década o qual alcança resultado recorde ano após ano.
3. Que contribuições trouxe o transporte multimodal de cargas para o desenvolvimento do comércio internacional brasileiro?
Respost. Transporte multimodal como instrumento de apoio à política ativa do comércio exterior, conforme Programa recentemente promovido a partir do início de 1992. Cabe citar, também, o crescimento da informática em uso nos terminais portuários e os estudos que estão sendo procedidos sobre as tarifas portuárias, cujo resultado em Santos já o coloca a níveis próximos dos internacionais, em movimentação de contêineres.
4. O que representa a multimodalidade para o Brasil do que ocorreu em outros países?
Resposta : A importância da multimodalidade cresce ainda mais em função implantação do Mercosul, pois haverá necessidade