Introdução a administração
As organizações são grupos sociais que buscam deliberadamente realizar objetivos e o seu objetivo principal é o fornecimento de produtos e serviços. Por meio do fornecimento de bens e serviços as organizações procuram alcançar outros resultados que é atender a necessidade de seus clientes e proporcionar lucro e subsistência para seus proprietários e investidores, ou cumprir um papel na sociedade sem objetivo de lucro.
Todas as organizações têm aproximadamente as mesmas funções (produção, marketing, pesquisa e desenvolvimento, finanças e recursos.) e a coordenação de todas essas funções é o papel da administração geral. A divisão do trabalho é algo muito importante dentro da administração, pois é ele que permite superar as limitações individuais por meio da especialização.
O processo mais importante de todas as organizações é o de produção mas existe outro que também é muito importante, que é o de administração de recursos humanos, que consiste em transformar necessidades de mão de obra em pessoas capacitadas e motivadas, desde seu ingresso até seu desligamento da organização.
O papel da administração é assegurar a eficiência e eficácia das organizações.
Existem cinco processos que consiste a administração: Planejamento, organização, liderança, execução e controle.
Os gerentes de organizações formam um grupo, chamado administração ou gerência. As pessoas que integram esse grupo desempenham um mandato e tem como principais atividades, tomar decisões, processar informações e relaciona-se com pessoas de dentro e fora da organização.
Tomar decisões é a essência do trabalho de administrar. As tarefas de liderar, planejar, organizar, executar e controlar são todas feitas de decisões interligadas. Os papeis gerenciais que envolvem a tomada de decisão são os seguintes: empreendedor, controlador de distúrbios, administrador de recursos e negociador.
Competências são conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para