Introdução a administração
Disciplina: Introdução à Administração
Prof: Lincoln Mourão
Aluno: Pedro Penido Gama
Paralelo entre as teorias de administração estudadas ao longo do semestre e suas aplicações práticas em empresas e negócios ligados a Ciência da Computação.
Administração Científica:
Princípio de planejamento - substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos - sai de cena o improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
Altamente aplicável a qualquer área da Computação, pois os trabalhos são cada vez mais adaptados, racionalizados. Para manter o melhor resultado possível.
Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os cientistas da computação de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
Princípio de controle – controlar o desenvolvimento do trabalho para se certificar de que está sendo realizado de acordo com a metodologia estabelecida e dentro da meta.
Princípio da execução – distribuir as atribuições e responsabilidades para que o trabalho seja o mais disciplinado possível.
Teoria administrativa:
As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo à analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho.
Para um programador ser um bom líder, ele precisaria ser um bom administrador, mas tecnicamente medíocre, e é geralmente mais útil a uma empresa, do que se fosse um programador brilhante, mas um administrador medíocre.
Escola de Relações Humanas:
Estudos de iluminação – não há relação direta entre aumento da iluminação e produtividade na área da computação. O fato de um gestor supervisionar uma equipe aumenta a produtividade dos desenvolvedores e analistas.
Sala de montagem de relé –