Introdução titulação ácido-base
3.1 Materiais
- Balança Analítica
- Béquer de 100 mL e 50mL
- Bastão de vidro
- Balão volumétrico de 100mL
- Bureta de 10mL
- Pipetador
- Espátula
-Pisseta
- Tubo de ensaio
3.2 Procedimeto Experimental
3.2.1 Preparação de 100 mL de uma solução de NaOH a 0,100 mol/L
Calculou-se a massa necessária do soluto para preparar esta solução. Utilizou-se uma espátula para transferir a massa. Colocou-se o NaOH em um béquer de 100 mL, contendo 40 mL de água destilada, medido em um béquer de 50 mL, e o mesmo foi disolvido com o auxílio de um bastão de vidro. A solução foi transferida com cuidado para o balão volumétrico de 100 mL. Foi adicionado água destilada até o menisco do balão volumétrico. A solução foi homogeneizada invertendo-se o balão varias vezes. Com uma caneta foi indicado no próprio balão a solução contida no mesmo, e foi reservado.
3.2.2 Preparação de 100 mL de uma solução a 0,100mL em HCl
Calculou-se o volume necessário de HCl para preparar uma solução de 0,100 mol/L. Adicionou-se o volume encontrado em um béquer de 100mL com auxilio de uma pipeta, com aproximadamente 50 mL de água destilada, medido em um béquer de 50 mL. Transferiu-se para o balão volumétrico de 100 mL. Adicionou-se água até o menisco do mesmo. A solução foi homogeneizada invertendo-se o balão varias vezes. Com a caneta foi indicado a solução que continha no balão. E a mesma foi reservada.
3.2.3 Preparo de uma solução aquosa de um sal a partir do soluto sólido
Efetuou-se os cálculos para determinar a massa necessária para preparar 50 mL de solução 0,100 molal de cloreto de sódio. Preparou-se então a solução : o soluto foi dissolvido em um béquer utilizando-se um volume, inferior ao final da solução de cloreto de sódio, de solvente. Em seguida a mesma foi transferida, com auxílio de um bastão de vidro e um funil, para um balão volumétrico de 50 mL. A solução foi homogeneizada, indicada no balão a solução contida e, reservada.