As relações entre senso comum e conhecimento científico
O conhecimento empírico é muito comum, pois adquirimos no dia-a-dia através de acontecimentos reais, observamos, por exemplo, nas comunidades mais isoladas, onde ainda não existem escolas, que o conhecimento é adquirido pela observação do comportamento dos mais velhos, e com a prática das atividades do cotidiano surge o entendimento do que ocorre no mundo em que eles vivem,vale lembrar que, essa noção de fatos não tem nenhuma comprovação científica, portanto, não é plenamente credencial.
O conhecimento científico, muito utilizado atualmente, é conduzido por uma minuciosa pesquisa científica, envolvendo métodos e técnicas baseadas no empírico. O que desencadeou o conhecimento científico foi a vontade do ser humano de compreender melhor os episódios da natureza de maneira sofisticada e confiável,podendo assim, propiciar uma vida mais confortável e segura com várias opções de tecnologias e uma sociedade mais aberta ao conhecimento e novas opiniões .
Viver apenas do empírico é se tornar escravo do senso comum, o que faz com que, muitas vezes, repitamos e aceitemos tudo que os outros indivíduos fazem e pensam sem refletir sobre qualquer questão que ocorra. A junção do conhecimento científico com o empírico nos traz para uma nova concepção do mundo, nos motivando assim, a estabelecer uma atitude crítica e reflexiva.
Podemos assim, concluir que a pesquisa é fundamental para todos os seres humanos que desejam aprimorar seu conhecimento, e para isto é preciso apelar para a observação e reflexão do empírico com a elaboração mais eficaz da pesquisa científica, explorando novas visões e opiniões sobre o mundo em que vivemos e sobre nós mesmos, sempre focalizando na curiosidade e também no senso