Introdução- Titulação ácido-base
Este procedimento laboratorial resume-se à adição de titulante à solução de titulado até que os dois estejam concentrados segundo as proporções estequiométricas estabelecidas pela equação química da reacção, de modo a calcular-se a concentração da solução titulante ou da solução do titulado segundo a seguinte equivalência: na = nb ↔ cava=cbvb, em que a e b estão relacionados com o ácido e a base e c e v são respectivamente concentração e volume. A reacção química da titulação deve ser traduzida por uma equação química conhecida, deve ter um rendimento quase total e deve ser rápida, apresentando no ponto de equivalência uma flutuação de uma propriedade fisico-química facilmente detectável.
Existem três tipos de titulações ácido-base:
.Titulação Ácido forte/Base forte: neste tipo de titulação, o ponto de equivalência é aproximadamente 7, pois o ácido ioniza-se praticamente na totalidade e a base também se dissocia praticamente na totalidade. Quando os iões H3O+ e OH- reagem, formam água. Numa titulação de uma base forte com um ácido forte ocorre o mesmo tipo de reacções e o ponto de equivalência é o mesmo, apenas variando o formato da curva de titulação.
.Titulação Ácido fraco/Base forte: neste tipo de titulação (cuja reacção é completa), o ponto de equivalência é atingido numa zona de pH básico, porque neste ponto a solução do sal resultante da reacção entre titulante