Introdução tipos de solos e fundações
É a primeira parte da edificação a ser construída; a que fica em contato direto com o solo.É como se fosse o "pé" da edificação e por isso deve estar compatível com o tipo de solo sobre o qual se apoiará.Seu tipo, dimensões e forma dependem da carga (peso atuante) e do tipo de solo (resistência).As fundações classificam-se em diretas (superficiais ou rasas)e indiretas (profundas).
Fundações diretas são aquelas em que as cargas são transmitidas para o solo através de prolongamento do pilar abaixo do nível do solo com um alargamento em sua base.
Elas podem ser executadas por intermédio de sapatas corridas(usada em solo firme e seco), sapatas simples(usada em terrenos não-secos mas que nao chegam a acumular água),baldrame(também chamada de alicerce,deve ser usada em terreno firme e seco,mas se o solo for argiloso ou úmido,é necessário ser feito com vigas baldrames de concreto armado) ou radier(utilizada em terrenos de pouca firmeza em casas populares).
Se o terreno firme está a grande profundidade, a mais de 6 metros de fundo, não sendo econômico fazer a escavação até encontrá-lo, pode ser indicado o uso de estacas, ou seja, de fundações indiretas ou profundas.
Indicam-se as estacas quando as cargas a suportar pelo terreno são grandes, o terreno é pouco resistente na superfície ou resistente a grande profundidade.Uma grande edificação está firmemente estaqueada. As estacas podem ser de madeira(quando o solo é permanentemente submerso), concreto pré-moldado(qualquer tipo de solo), aço(solo rochoso) ou moldadas “in loco”(usada em solo pouco firme,como argiloso ou um solo arenoso sem a presença de