Introdução síntese de um sal simples
As reações químicas são processos que transformam uma ou mais substâncias em outras substâncias, chamadas produtos. Dizemos que uma reação química promove mudança na estrutura da matéria. [1]
Quanto à natureza das reações, elas podem ser classificadas como reações de decomposição e de síntese. Neste trabalho, serão referidas as reações de síntese, pois nosso objetivo é sintetizar um sal simples. Na reação de síntese, duas ou mais substâncias combinam-se entre si, formando outras substâncias.
Em uma indústria, em casa, ou no laboratório, temos a necessidade de prever a quantidade de matéria-prima que será utilizada e a quantidade de produto que será obtido em função daquela quantidade de matéria-prima. Dessa forma é necessário fazer o estudo qualitativo e quantitativo das reações químicas.
Em grande maioria, a quantidade de produto obtido na prática é sempre inferior à quantidade prevista pela teoria. Uma reação não pode ser considerada como um sistema ideal, ou seja, que poderá ser previsto quantitativamente em exatidão. Sempre ocorre alguma perda durante as etapas de isolamento e a purificação dos produtos, além disso, algumas reações não se processam completamente até os produtos. Vários fatores externos podem estar envolvidos em um processo laboratorial cujo resultado obtido não satisfez o teorizado. Dessa forma, temos que calcular o rendimento da reação.
O rendimento de uma reação é a relação entre a quantidade de substâncias obtidas na prática e a quantidade prevista teoricamente, expressa em porcentagem. [1]
O objetivo deste experimento é a síntese de um sal simples, que são sais que possuem um único tipo de cátion e um único tipo de ânion. Quando se formam sais, na maioria das vezes, o sal cristalizado fica combinado com moléculas de água, que é a chamada água de cristalização. Quando a substância hidratada (figura 1) é aquecida, decompõe-se, originando a substância anidra (figura 2) e a água.
Figura 1- Sulfato de Cobre pentahidratado