Introdução sobre CA de próstata
278 palavras
2 páginas
A próstata é uma glândula que só o homem possui e é muito pequena. Ela produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Sendo o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente no sexo masculino, representando aproximadamente 10% do total de cânceres. Estimativas do INCA (Instituto Nacional de Câncer) apontam que 68.800 novos casos serão diagnosticados até o final do ano de 2014. É considerado um câncer da terceira idade, pois cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. A maioria dos tumores localizados neste órgão cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Sugere-se que homens a partir de 40 anos (especialmente aqueles que têm história familiar de câncer de próstata) ou após 45 anos (independente da história familiar) devem se submeter ao exame digital da próstata (toque retal). Trata-se de um exame que deve ser indolor ou de pouco incômodo ao paciente. Neste exame, o médico percebe aproximadamente 60% da superfície da próstata sendo que, cerca de 70 % dos tumores prostáticos se localizam nesta área podendo ser perceptíveis ao toque.
Portanto, tem-se como objetivo principal orientar e discutir, através de ações educativas, sobre o cuidado à saúde do homem, com enfoque na prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, por meio do toque retal e exames complementares, como PSA.