O indice de mortalidade por neoplasias malignas no municipio de guarapuava no período de 2006 a 2011
Eleandro do Prado, e-mail: leandro_unicentro@yahoo.com.br (discente de Enfermagem), Ana Paula Dezoti (Orientadora), Vanessa Nerone (Co-Orientadora) docentes do Departamento de Enfermagem.
Universidade Estadual do Centro-Oeste, Setor de Ciências da Saúde, Departamento de Enfermagem, Guarapuava, PR.
Palavras-chave: Mortalidade, Neoplasias Malignas, Incidência.
Resumo:
De acordo com as últimas publicações relacionadas à epidemiologia do câncer no Brasil, sabe-se que o número de casos tem aumentado de maneira considerável, principalmente a partir do século passado, configurando-se, na atualidade, como um dos mais importantes problemas de saúde pública, responsável por mais de seis milhões de óbitos ao ano, representando cerca de 12% de todas as causas de morte no mundo. O presente trabalho apresenta dados referentes aos óbitos que ocorreram no município de Guarapuava, PR, no período de 2006 a 2011, descrevendo alguns dos principais tipos de câncer fatais de maior magnitude no município. O objetivo desse estudo além de divulgar o índice de mortalidade é elaborar estratégias e programas de prevenção do câncer na atenção básica de saúde do munícipio.
Introdução
As causas de câncer são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, ou ainda estarem associadas (BRASIL, 2012). O processo global de industrialização, ocorrido principalmente no século passado, conduziu a uma crescente integração das economias e das sociedades, desencadeando a redefinição de padrões de vida com uniformização das condições de trabalho, nutrição e consumo. Este processo de reorganização global determinou grande modificação nos padrões de saúde-doença no mundo. Tal modificação, conhecida como transição epidemiológica, foi caracterizada pela mudança no perfil de mortalidade com diminuição da taxa de doenças infecciosas e aumento concomitante da taxa de doenças