Introdução Serviço Social
BRENDA RODRIGUES DE SOUZA SILVA
O QUE É SERVIÇO SOCIAL?
Vila Velha
2015
O serviço social surgiu na década de 30 para intermediar a luta de classes que existia entre proletariado e burguês. O assistente social era atrelado à burguesia, trabalhando a seu favor para ajustar a classe trabalhadora à ordem social. Na época, não era vista como uma profissão, e sim como uma forma de caridade.
Os assistentes atuavam sem nenhuma formação profissional, Mary Richmond, da sociedade de organização da caridade de Baltimore, exerceu um papel muito importante, pois fez tornar realidade a criação da escola profissional do serviço social. Ela também propôs que se criasse uma escola para o ensino de filantropia aplicada, visualizando assim o inquérito como um instrumento de fundamental importância para a realização de diagnostico social, pois acreditava que era necessária uma formação qualificada para realizar tal função.
A criação da escola foi muito importante, e teve um grande efeito no ensino do serviço social. Era realizado um diagnostico através de visitas domiciliares, facilitando assim a vida das visitadoras, pois assim elas estavam vendo e sentindo qual era a real situação de cada família, foi assim que o serviço social iniciou suas primeiras atividades nas instituições públicas. Boston, Chicago e Massachusetts, foram as primeiras cidades dos Estados Unidos a instituírem a presença de agentes sociais nos tribunais de justiça, que houvessem casos com crianças.
Quando o Serviço Social surgiu no Brasil, em 1930, período em que Vargas se torna presidente, acontecia aqui uma intensificação do processo de industrialização e avanços no desenvolvimento econômico, social, político e cultural. Tornavam também mais intensas as relações sociais características ao sistema social capitalista. Desta forma é evidente perceber, que o Serviço Social surgiu no contexto de desenvolvimento do sistema capitalista. Hoje os