Introdução resumo de Matemática
As crianças desde o nascimento estão sempre tendo contato com a matemática, contam com os dedos quantos anos tem, quantos doces ganharam, quantos amiguinhos conhecem, e dessa forma estão resolvendo seus próprios problemas, contando com a matemática. Com essa forma de lidar com a matemática eles favorecem a elaboração de conhecimentos.
É uma forma das crianças poderem tomar decisões, agindo como produtoras de conhecimento e não apenas executoras de instruções. A matemática pode contribuir para a formação de cidadãos autônomos, capazes de pensar por conta própria, sabendo resolver problemas.
Com isso a educação infantil pode ajudar as crianças a organizarem melhor as suas estratégias, e aperfeiçoar seus conhecimentos matemáticos, ajudando no desenvolvimento pleno de suas potencialidades, tanto para instrumentação para a vida quanto para o desenvolvimento do raciocínio lógico e da criatividade. Ao se utilizar destas atividades a criança constrói noções matemáticas, desenvolvendo as habilidades perceptivo-motoras necessárias.
Presença da Matemática na Educação Infantil: Ideias e Práticas Correntes
Repetição, memorização e associação
Acredita-se que a criança só aprende quando há repetições para que ela memorize o que precisa aprender. Estudando mais profundamente o desenvolvimento infantil questiona-se essa concepção de aprendizagem restrita à memorização, repetição e associação.
Do concreto ao abstrato
A criança desenvolve seu raciocínio abstrato a partir do momento em que ela manipula objetos concretos, e o professor auxilia a criança em seu desenvolvimento. Com matérias pedagógicos o professor vai ajudando a criança. Primeiro trabalha-se o pensamento concreto e depois o abstrato. O concreto e o abstrato se caracterizam como duas realidades dissociadas, em que o concreto é identificado com o manipulável e o abstrato com as representações formais, com as definições e sistematizações. Como aprender é construir significados e atribuir sentidos, as ações