histologiaUma outra caracter sticas interessante que os tumores benignos

341 palavras 2 páginas
Uma outra características interessante é que os tumores benignos, quando se expandem, comprimem as células dos tecidos ao redor. Essas células comprimidas formam uma espécie de cápsula, a qual delimita o tumor. Esta cápsula é muito importante no ato de ressecção cirúrgica, uma vez que garante a margem de segurança adequada para não haver recidivas posteriores. Os tumores malignos, por sua vez, não possuem cápsula, pois seu crescimento é infiltrativo e desorganizado, não dando tempo de forma a carapaça ao redor!
Agora que sabemos diferenciar um tumor benigno de maligno, vamos nomeá-los. Para facilitar nossa vida, a nomenclatura organiza-se de acordo com o tecido de origem.
Os tumores benignos originados o seguinte nome: tecido de origem + OMA. Por exemplo:
- ADENOMA: adeno (significa ductos ou glândulas) + OMA.
- LEIOMIOMA: leiomio (significa músculo liso) + OMA.
- OSTEOMA: osteo (significa tecido ósseo) + OMA.
Quando os tumores são malignos, eles recebem o seguinte nome: tecido de origem + CARCINOMA(se tecido epitelial) ou tecido de origem + SARCOMA (se tecido mesenquimal). Por exemplo:
- ADENOCARCINOMA: adeno (significa ductos ou glândulas) + CARCINOMA.
- OSTEOSSARCOMA: osteo (significa tecido ósseo) + CARCINOMA.
Existem outros tumores malignos em que o termo CARCINOMA ou SARCOMA vem no início. Veja:
- CARCINOMA DE CÉLULAS ESCAMOSAS: câncer do tecido epitelial (células escamosas).
- SARCOMA DE EWING: câncer específico do tecido ósseo.
Como toda a regra, existe as exceções. Os tumores das células dos tecidos do sistema circulatório (linfa, sangue) são chamados de LINFOMAS e LEUCEMIAS, que embora terminem com OMA, são considerados sempre malignos.
Outros exemplos desta fugida à regra: SEMINOMAS (tumores originados nos ductos seminíferos) e MELANOMAS (tumores dos melanócitos), são malignos, apesar do sufixo.
Para concluirmos, é importante deixar claro um aspecto clínico das neoplasias: o fato de um tumor ser benigno não significa que ele não manifestará sintomas

Relacionados