Introdução porosidade
A porosidade é uma das mais importantes propriedades petrofísicas para a qualificação dos reservatórios de óleo e gás. Ela é a propriedade petrofísica que expressa a capacidade de armazenamento de fluidos nos poros de uma rocha reservatório. Ela representa o volume de fluido que a unidade de volume de uma rocha pode armazenar em seus poros (GOMES, 2002).
A qualificação dos reservatórios de hidrocarbonetos é uma das atividades mais importantes da avaliação de formação. Umas das propriedades que dominam este procedimento é a porosidade. O conhecimento dessa propriedade, a partir das informações dos testemunhos e dos perfis geofísicos de poço, orienta os geofísicos e os engenheiros de reservatórios no projeto de exploração e no desenvolvimento dos campos petrolíferos.
A característica que determina a utilização em engenharia de muitos materiais é a porosidade. A forma , o tamanho e o volume de poros que um material apresenta pode tornar esse material útil para uma determinada aplicação.
Também a durabilidade dos produtos pode depender de sua porosidade. A resistência a corrosão e ao desgaste é uma delas. Desta forma, o conhecimento das características da porosidade de um determinado material é então de fundamental importância para fabricação, aplicação e conservação de materiais.
A técnica de determinação de porosidade por porosimetria ao mercúrio é sem duvida a técnica mais importante para a determinação de porosidade de materiais, pois em uma única medida de duração de aproximadamente 30 a 45 min é possível a determinação da densidade aparente, da densidade do sólido, da distribuição do tamanho de poros do volume total de poros e da área especifica do material.
Referencias
DAIVISON NYVOU CALADO DE BRITO - DETERMINAÇÃO DA POROSIDADE – INTEGRAÇÃO DO
TESTEMUNHO E DO PERFIL DE DENSIDADE ATRAVÉS DA
REDE NEURAL BACKPROPAGATIONfile: ( acessado no dia 01/04/2014 as 19:52)
Porosimentria ao mercúrio - <