Intervenção em Ponte Rolante
1. OBJECTIVO
2. ÂMBITO
3. DEFINIÇÕES
4. FUNÇÕES E RESPONSABILIDADES
5. MEDIDAS PREVENTIVAS
6. MODO OPERAÇÃO
7. EQUIPAMENTOS PROTEÇÃO
8. FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO
1. OBJECTIVO
Estabelecer os procedimentos de segurança na intervenção em pontes rolantes.
2. ÂMBITO
Aplica-se a todas as atividades desenvolvidas na intervenção de manutenção em pontes rolantes.
3. DEFINIÇÕES
Acidente elétrico
É um acontecimento não planeado no qual a ação da eletricidade resulta num dano pessoal ou na probabilidade de tal ocorrência.
Choque elétrico
Acidente resultante da passagem da corrente elétrica no corpo humano.
Consignação elétrica de uma instalação
Conjunto de operações que consiste em isolar (por corte ou por seccionamento), bloquear, verificar a ausência de tensão, estabelecer ligações à terra e em curto-circuito e proteger contra peças em tensão adjacentes e delimitar um elemento de rede (ou uma instalação) previamente identificado e retirado da exploração normal, destinado a garantir as condições de segurança necessárias à realização de trabalhos fora de tensão nesse elemento de rede (ou nessa instalação).
Contato direto
É aquele em que o individuo entra em contato com uma parte ativa (i.e. em tensão) duma instalação. É o caso dos contatos com um condutor ativo e a terra ou com dois condutores ativos.
Contato indireto
É aquele em que o individuo entra em contato com algum elemento que não faz parte do circuito e que em condições normais não deveria estar sob tensão, dado não ser habitualmente condutor. O contato com carcaças de motores ou outras máquinas movidas eletricamente ou invólucros de aparelhos e ferramentas elétricas são característicos deste tipo de contatos.
Desconsignação elétrica de uma instalação - Conjunto de operações que permitem restabelecer as condições necessárias para a devolução à exploração normal de um elemento de rede (ou uma instalação) que