usinas hidreletrica
Índice
1- Introdução
2- Modo de funcionamento
3- Importância de uma usina hidroelétrica
4- Conclusão
5- Bibliografia
Introdução
Esta pesquisa cita sobre usinas hidroelétricas: o uso da força das águas para gerar energia, seu modo de funcionamento, sua origem, o processo de transformação entre outros...
A importância do uso das forças da água para gerar energia, a energia hídrica atende 92% dos domicílios no país.
Esse sistema de gerar energia por meio das forças de água já é bem antigo e começou a partir do sistema chamado “noras” ou “rodas d’águana horizontal” que através da queda produz energia mecânica usinas hidrelétrica tiveram o intuito de fornecer mais energia e utilizando menos tempo e são usadas desde o século I a.C. A partir do século XVIII com o surgimento das tecnologias como os motores.
Modo de Funcionamento
Em uma instalação hidroelétrica, a barragem represa as águas de um rio formando um reservatório. Esta água represada é conduzida por meio de tubulações até uma turbina.
A energia potencial, existente entre o nível do reservatório antes da barragem e o nível do rio após a barragem transforma-se em energia cinética, através da água que faz girar a turbina.
A turbina está ligada por um eixo a um gerador de energia elétrica que, que consequentemente, também entra em movimento. No gerador a energia cinética, ou energia mecânica, é transformada em energia elétrica.
A energia elétrica produzida vai para uma subestação de onde é transmitida para os centros de consumo.
As turbinas, em função da sua forma, podem ser de 3 tipos: Kaplan, Francis e Pelton. A escolha do tipo depende da altura da queda d’água e do regime de operação de usina.
O gerador é composto de um rotor, que gira no interior de uma bobina, provocando o aparecimento de uma corrente elétrica.
Veja a seguir umas das principais estruturas de uma usina:
1-