Introdução eng. civil
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA – UNIFOR
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS – CCT
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA
Fortaleza - CE
Novembro, 2012
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA CIVIL
Relatório de visita técnica apresentado como requisito parcial da disciplina Introdução à Engenharia Civil, ministrada pelo docente Fernando A. De Cerqueira, da Universidade de Fortaleza, para compor a nota da 2ª NP.
Fortaleza – Ceará
2012
Introdução
Com o objetivo de mostrar aos alunos o andamento de uma parte do que é o gerenciamento de obras e também de pessoas, a fim de abranger conhecimentos de como será seu ambiente de trabalho futuro.
Resumo da visita e comentários adicionais:
Em visita técnica realizada nas Obras da Construtora CRD, Acquaviva – San Rafael, San Gabriel e Sant Angeli, em 23 de novembro de 2012. Foi possível repassar há nós alunos, do primeiro período da turma de engenharia civil da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), um pouco de como se segue a execução de uma obra, e como são realizados os procedimentos e normas regulamentadoras, além do gerenciamento e andamento da execução da obra como um todo, incluindo seus operários. Na visita vimos que no empreendimento Acquaviva San Gabriel, a estrutura é feita de concreto armado. Nas estruturas de concreto armado, as peças estruturais formam um ‘esqueleto’ constituído de lajes, vigas e pilares. As lajes são nervuradas. As lajes nervuradas são feitas por fôrmas e armaduras positivas posicionadas para receber o concreto. As fôrmas usadas para esse tipo de laje leva o nome de colmeia, e suas principais vantagens são os vazios que resultam, diminuindo o peso próprio da laje e a economia do concreto, alem disso os números de reutilizações dessas fôrmas podem ultrapassar 100 (cem) vezes. Vimos também que em visita ao empreendimento Acquaviva San Rafael, a construtora CRD se preocupou em aproveitar