Introdução do relatorio do rato
A respiração celular refere-se à reação intracelular do oxigênio com moléculas orgânicas para produzir de dióxido de carbono, água e energia na forma de ATP. A respiração externa e o movimento de gases se dão entre o meio externo e as células do corpo e pode ser subdividido em quatro processos integrados que são a troca de ar entre a atmosfera e os pulmões. Este processo é conhecido como ventilação, ou respiração. Inspiração (inalação) é o movimento do ar para dentro dos pulmões. Expiração (exalação) é o movimento do ar para fora dos pulmões. Os mecanismos pelos quais a ventilação ocorre são chamados coletivamente de mecânica da respiração. A troca de O2 e CO2 entre os pulmões e o sangue, o transporte de O2 e CO2 pelo sangue e a troca de gases entre o sangue e a célula. (GUYTON; HALL, 2006).
A respiração externa requer o funcionamento coordenado dos sistemas respiratório e circulatório. O sistema circulatório consiste em estruturas envolvidas na ventilação e na troca de gases: o sistema condutor, ou vias áreas, que conduz do meio externo para a superfície de troca dos pulmões, os alvéolos (alveus, uma vaso côncavo) numa series de vasos interconectados e seus capilares pulmonares associados. Estas estruturas formam a superfície de troca, onde o O2 se move do ar inalado para o sangue para o ar que será exalado, os ossos e os músculos do tórax e cavidades torácicas e do abdômen que a auxiliam a ventilação. (GUYTON; HALL, 2006).
O sistema respiratório pode ser dividido em duas partes. O trato respiratório superior, que consiste em boca, cavidade nasal, faringe e laringe. O trato respiratório inferior que consiste em traqueia, brônquios, suas ramificações e nos pulmões. O trato respiratório inferior é também conhecido como porção torácica do sistema respiratório. As camadas da pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior. (GUYTON; HALL, 2006)