introdução do pre-modernismo
O Pré-Modernismo foi um período literário brasileiro, que marca a transição entre o Simbolismo e o Modernismo, além disso, serviu de pontepara unir os conceitos prevalecentes do Parnasianismo, Simbolismo, Realismo e Naturalismo.
Alguns anos após a abolição da escravatura, muitos imigrantes, em sua maioria os italianos, vieramao Brasil substituir a mão-de-obra rural e escrava. A urbanização de São Paulo fez surgir uma nova classe social: a operária, ao mesmo tempo em que os ex-escravos são marginalizados nos centros urbanos. Osestados brasileiros passam por transformações na economia: a ascensão do café no Sul e Sudeste, e o declínio da cana-de-açúcar no Nordeste.
A sociedade se encontrava dividida entre a elite detentora dedinheiro, respeito e poder das oligarquias rurais e a classe trabalhadora rural, bem como dos marginalizados nos centros urbanos. A desigualdade social culminou em diversos movimentos sociais peloBrasil, como a Revolta de Canudos, ocorrida no final do século XIX no sertão da Bahia, sob liderança de Antônio Conselheiro, dentre outros movimentos de protesto às condições de vida no Nordeste.
Existemcaracterísticas comuns às obras desse período, como a ruptura com a linguagem pomposa parnasiana, a exposição da realidade social brasileira, o regionalismo, a marginalidade exposta nas personagens eassociação aos fatos políticos, econômicos e sociais.
Os principais autores pré-modernistas são: Euclides da Cunha, Augusto dos Anjos, Lima Barreto, Graça Aranha, Monteiro Lobato.
Embora esses autores sejam classificados como pré-modernistas, este não se constituiu a forte individualidade de suas obras, mas essencialmente eram marcados por duas características comuns O Conservadorismo que trazia na sua estética os valores