Introdução da língua portuguesa no brasil
A origem da Língua Portuguesa está ligada ao latim, é uma língua falada pelo romano, que se situava no pequeno estado da Península Ibérica, o Lácio.
Curiosamente, o português surgiu da mesma língua que originou a maioria dos idiomas europeus e asiáticos. Com as inúmeras migrações entre os continentes, a língua inicial existente acabou subdividida em cinco ramos: o helênico, de onde veio o idioma grego; o românico, que originou o português, o italiano, o francês e uma série de outras línguas denominadas latinas; o germânico, de onde surgiram o inglês e o alemão; e finalmente o céltico, que deu origem aos idiomas irlandeses e gaélicos. O ramo eslavo, que é o quinto, deu origem a outras diversas línguas atualmente faladas na Europa Oriental.
O latim era a língua oficial do antigo Império Romano e possuía duas formas: o latim clássico, que era empregado pelas pessoas cultas e pela classe dominante (poetas, filósofos, senadores...), e o latim vulgar, que era a língua utilizada pelas pessoas do povo.
O português originou-se do latim vulgar, que foi introduzido na Península Ibérica, pelos conquistadores romanos. Damos o nome de neolatino ás línguas modernas que provêm do latim vulgar. No caso da Península Ibérica, podemos citar o catalão, o castelhano e o galego-português, do qual resultou da Língua Portuguesa.
1.1 INTRODUÇÃO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO BRASIL
Ao Brasil, a Língua Portuguesa foi trazida no século XVI através do descobrimento, mas esta implantação do Português no Brasil é marcada por quatro momentos distintos, períodos significativos para esse processo de implantação.
O primeiro momento vai da colonização até a saída dos Holandeses do Brasil em 1954; o segundo começa com a saída dos Holandeses e vai até a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808; já o terceiro, finda com a Independência do Brasil em 1822, por fim, o quarto momento se inicia em 1826, com a