introdução comunicação
Mat: 21149002-2
Resenha sobre Mídia e Opinião Pública
O autor Fernando Autran aborda um ponto muito especial nesse texto, ele começa falando sobre a manipulação de informações, sobre a diferença entre a opinião pública e a opinião publicada. Podemos observar que na maioria das vezes a opinião pública não é a publicada, isso fica bem claro no texto, porque a opinião publicada sempre visa a opinião e os interesses de apenas alguns dos grupos dentro da sociedade. Esse fato fica bem claro dentro dos meios de comunicação que temos hoje.
Nesse texto fica bem explícito onde o autor quer focar, isso que estamos lendo é mais uma confirmação da desigualdade social que existe no Brasil. Essa manipulação da opinião publicada para atender os interesses da “elite” mostra o tamanho da desigualdade social no Brasil. Observamos que o povo não é ouvido, não tem expressão através de um veículo de comunicação. O autor mostra que a desigualdade social é a mãe de todos os problemas que encontramos no Brasil, e tratar do problema da desigualdade social nos meios de comunicação é um sonho imposível, porque não faz parte dos interesses da “elite”. Passaram a eleger castelos e passeios como um assunto prioritário do Brasil. Alegando ser uma suposta opinião pública.
Podemos ver que com o governo atual a mídia conseguiu mudar o foco mais uma vez. Como podemos esquecer tantos anos de corrupção só com a eleição de um Presidente operário. Isso é o que o autor ta tentando mostrar, que somos por todas as vezes, em todos as momentos manipulados através de informações que são guiadas por um grupo pequeno dentro da sociedade. Não estamos falando de uma conspiração, mas sim de uma estrutura de poder e propriedade.
O texto aborda toda a dificuldade que encontramos para expressar a opinião pública, mostra que o interesse da maioria só consegue aparecer quando essa maioria passa a gritar, mesmo com manifestações e atos públicos, nem assim conseguimos ser plenamente ouvidos.