Introdução a Comunicação
Uma manchete é o título principal, de maior destaque, no alto da primeira página de jornal ou revista, alusivo à mais importante dentre as notícias contidas na edição. Cada edição de um jornal só possui uma manchete, que é o título mais destacado, sendo por isso redundante dizer "manchete da primeira página" e errado dizer "manchete da página 5". Nas páginas internas, o título mais destacado dentro de uma seção ou caderno recebe o nome de "abertura" (ou, no jargão jornalístico).
LINHA FINA
A manchete ou título da notícia traz a informação principal sobre o texto “Estudantes da USP caminham em direção a delegacia na zona Oeste”. Já a linha fina serve como complemento da manchete “Após protestos, alunos seguiam para o 91º DP, onde colegas estão detidos. Polícia Miltar acompanhava a caminhada”. Este exemplo reforça a “dobradinha título-linha fina”, na qual o leitor encontra as principais informações sobre o texto que segue adiante.
TEXTO INFORMATIVO
São aqueles que relatam fatos da atualidade de maneira clara e objetiva. Limitam-se, portanto, a divulgar os fatos. A notícia, a entrevista e a reportagem são tipos de textos informativos. Cada um deles tem estrutura diferente: NOTÍCIA
A notícia é o relato objetivo de um acontecimento atual de interesse geral, acompanhado das circunstâncias explicativas dignas de destaque. Entre os múltiplos elementos de interesse da notícia destacam-se os seguintes: o insólito, os conflitos, a delinquência, o culto ao herói e à fama. Os quatro fatores que valorizam a notícia são: importância, proximidade, veracidade, oportunidade.
ESTRUTURA DA NOTÍCIA
A notícia tem uma estrutura quase fixa. Ela é dividida em três partes: manchete, lead e corpo da notícia. Tem desenvolvimento parecido com o da novela policial: apresenta-se o crime, explica-se o acontecimento e progressivamente chega-se ao criminoso, ou seja, aos dados e às circunstâncias que rodeiam o fato:
• As manchetes identificam e classificam as