Introdução bíblica Velho Testamento
ELEMENTOS IMPORTANTES DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO
AUREANE CRISTINA TEIXEIRA FERREIRA
ALTA FLORESTA, 28/09/2013
SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DE MATO GROSSO
ELEMENTOS IMPORTANTES DOS LIVROS DO ANTIGO TESTAMENTO
AUREANE CRISTINA TEIXEIRA FERREIRA
ALTA FLORESTA, 29/09/2013
LIVROS:
PROFETAS MAIORES: ISAÍAS, JEREMIAS, EZEQUIEL, DANIEL ISAÍAS
Autor: Isaías
Tema: Juízo e Salvação
Data: Cerca de 740–700 a.C
Gênero: Poesia
Contexto: Os capítulos 1-39 se passam dentro de Jerusalém e em seus arredores. O conteúdo dos capítulos 40-66 reflete o exílio na Babilônia e acontecimentos posteriores ao cativeiro.
Propósito: Fica patente o tríplice propósito de Isaías. (1) Confrontar a própria nação, e outras nações contemporâneas, com a palavra do Senhor, mostrando-lhes seus pecados e o conseqüente castigo divino. (2) Profetizar esperança à geração futura de exilados judaicos, que seria restaurada do cativeiro, e à qual Deus redimiria como luz aos gentios. (3) Mostrar que Deus enviaria o Messias davídico, cuja salvação abrangeria todas as nações da terra, suscitando esperança no povo de Deus, tanto do antigo como do novo concerto.
Circunstância geral: Os sessenta e seis capítulos de Isaías podem ser divididos naturalmente em duas seções: 1–39 e 40–66. Em certos aspectos, Isaías é uma Bíblia em miniatura: (1) sua dupla divisão ressalta o julgamento e salvação, correspondendo aos temas principais do AT e NT; e (2) nas divisões de Isaías e da Bíblia, o fio que as ata é a obra redentora de Cristo.
(1) A primeira seção de Isaías (1–39) contém quatro grandes blocos de profecias. (a) Nos caps. 1–12, Isaías adverte e denuncia Judá pela sua idolatria, imoralidade e injustiças sociais durante um período de prosperidade enganadora. Entrelaçadas com a mensagem