Anatomia do corpo humano, abordando doenças do trabalho
Anatomia Humana
A anatomia humana é um ramo da Biologia que estuda os sistemas do corpo humano e o funcionamento dos mesmos.
No nosso corpo, existem órgãos e complexos sistemas que interagem uns com os outros, de forma a garantir que as funções vitais do organismo estejam em funcionamento.
Anatomia vem do grego 'anatome', que significa 'cortar em partes', 'cortar separado'. Em português, a palavra significa dissecação. Juntamente com ela, estuda-se também a fisiologia, ou seja, o funcionamento dos sistemas. A fisiologia é uma ciência que pesquisa as funções dos seres vivos.
A fisiologia humana estuda a função de cada parte do corpo e tem uma grande ligação com a anatomia humana.
PARTES CONSTITUINTES DO CORPO HUMANO
1) Cabeça (pescoço)
2) Tronco
a) Tórax
b) Abdome
3) Membros
a) Superiores
i) ombros (raiz) ii) braços iii) antebraços iv) mãos
b) Inferiores
i) quadril (raiz) ii) coxas iii) pernas iv) pés Doenças profissionais são principais causas de mortes no trabalho
As doenças profissionais continuam sendo as principais causas das mortes relacionadas com o trabalho. Segundo estimativas da OIT, de um total de 2,34 milhões de acidentes de trabalho mortais a cada ano, somente 321.000 se devem a acidentes. Os restantes 2,02 milhões de mortes são causadas por diversos tipos de enfermidades relacionadas com o trabalho, o que equivale a uma média diária de mais de 5.500 mortes. Trata-se de um déficit inaceitável de Trabalho Decente.
A ausência de uma prevenção adequada das enfermidades profissionais tem profundos efeitos negativos não somente nos trabalhadores e suas famílias, mas também na sociedade devido ao enorme custo gerado, particularmente no que diz respeito à perda de produtividade e a sobrecarga dos sistemas de seguridade social. A prevenção é mais eficaz e tem menos