doenças culturais
A cisticercose é a parasitose mais comum do sistema nervoso central e representa um grande problema de saúde pública na América Latina, China, Índia, África e sudeste da Ásia. A neurocisticercose ocorre quando a larva da tênia do porco (Taenia solium) infecta o sistema nervoso. As tênias são vermes intestinais conhecidos popularmente como solitárias. O homem pode ser infestado pelas tênias do porco e do boi (Taenia saginata), mas somente a tênia do porco causa a cisticercose. Normalmente o homem é o hospedeiro definitivo e o porco é o hospedeiro intermediário da Tênia solium. No caso da cisticercose o homem atua como hospedeiro intermediário.
No Brasil é uma causa muito comum de epilepsia, hidrocefalia e de outros distúrbios neurológicos. Ocorre com mais frequência nas regiões rurais e está diretamente relacionada com as condições sanitárias das populações.
A cisticercose é adquirida pela ingestão dos ovos da tênia. Para melhor compreensão da doença é necessário conhecer o ciclo de vida da Tênia solium.
Arara
Nomes alternativos: Ajujure
Classificação linguística: Caribe
População: 195 (1994 SIL & ISA-98)
Local: Pará em 2 aldeias
Os Arara ficaram famosos por sua belicosidade e pelos troféus que capturavam dos corpos dos inimigos - cabeças para flautas, colares de dentes e escalpos de face. Mas há muito tempo também que sua facilidade de interação com o mundo exterior, e mesmo para a incorporação de estranhos ao mundo nativo chama atenção para outros aspectos de seu modo de vida. A superposição virtual entre a paixão guerreira e a disposição constante para o estabelecimento de relações solidárias e generosas parece ter sido uma marca de um mundo Arara que hoje cede o passo às relações de contato com o mundo dos brancos.
As mulheres dessa tribo usam, como roupa, apenas uma espécie de cinto chamado uluri, feito de entrecasca de árvore. Se esse cinto se romper (por acaso), a mulher se sente desprotegida e nua. A