Introdução ao Trabalho Social
INTRODUÇÃO AO TRABALHO SOCIAL
Belo Horizonte
2014
1. INTRODUÇÃO
Conforme publicado no jornal Diário dos Campos, dia 10/07/2014, um homem de 40 anos foi preso suspeito de ter agredido a enteada de 1 ano de idade. A denúncia chegou por meio do Conselho Tutelar, quando a criança deu entrada no hospital.
Acriança teve lesões no rosto, pescoço e fraturou o cotovelo, também há suspeita de que tenha sido abusada sexualmente. “A mãe nunca comentou sobre as lesões da criança. O padrasto afirmava que a criança havia se machucado em uma queda, como é bastante comum neste tipo de caso, e ao que indica, ela teria acreditado”, relata a delegada Cláudia Kruger.
2. DESENVOLVIMENTO
1. Área de Atuação: Educação.
Setor de Intervenção:
De modo geral, os trabalhadores sociais ocupados nesta área – que costuma chamar-se “trabalho social escolar” – integram-se em equipes interprofissionais de caráter psicopedagógico. Normalmente desempenham funções-ponte entre a criança, a família, a escola e a comunidade, dentro de atividades que inter-relacionam com o meio e com o apoio á situação de crianças-problema.
Trabalho com famílias de crianças em situações problemáticas;
Tarefas de orientação dos pais quanto aos filhos e á sua formação na escola; potencializar a participação deles nas associações de pais.(ANDER-EGG,1995, p. 29 -30)
Área de Atuação: Assistência Social.
Setor de Intervenção:
- Serviço para o bem-estar social da família
Terapia familiar;
Ajuda a domicílio, para evitar a internação dos filhos em instituições públicas, em caso de doença ou ausência de um dos pais;
Orientação matrimonial. (ANDER-EGG,1995, p.37-38)
- Serviços sociais para o bem-estar da infância e da juventude
“Famílias substitutas;
Lares protegidos;
Atendimento a situações de maus tratos físicos e/ ou psíquicos”. (ANDER-EGG,1995, p.39)