introdução ao serviço social
Pensar em Serviço Social hoje é refletir profundamente nas questões sociais, no outro,na solidariedade humana. É estar consciente do papel a desempenhar, é conhecer a verdadeira história do Serviço Social, bem como todas as mudanças e avanços pelas quais esta área vem passando.
O Serviço Social não é uma área que surgiu sozinha, por si própria. È uma área que conta com a contribuição de outras áreas do conhecimento. Surgiu a partir da necessidade de se pensar nos problemas que envolviam uma determinada comunidade, bem como em propor medidas que amenizassem esses conflitos e melhorassem a convivência humana.
Esse presente trabalho busca esclarecer um pouco mais o conceito de Serviço Social, sua trajetória no Brasil, seu verdadeiro objeto de estudo e a necessidade do profissional estar atento e estar realmente consciente da sua função a desempenhar na sociedade.Serviço Social é uma atividade de nível superior que tem como objeto de estudo e trabalho as questões sociais. Conta com a contribuição de diversas áreas do conhecimento, entre elas, a sociologia, a psicologia, a economia, a ciência política, a filosofia, a antropologia e a pedagogia.O Serviço Social é uma atividade de cunho sócio-político, crítico e interventivo,e sua meta principal é promover todo um trabalho sócio educativo que possibilite melhorias e garantia dos direitos sociais de cada indivíduo.
A preocupação com as questões sociais, principal foco do Serviço Social, se dá com o surgimento da sociedade capitalista, onde conceitos de capital e trabalho passam a nortear as relações de trabalho. Relações essas que se desenvolvem em um clima de grandes conflitos e turbulências.
2- rtinelli primeiro..