Introdução ao metabolismo
Faculdade de Ciências da Saúde
Curso de Licenciatura ou Bacharelado em Educação Física
BIOQUÍMICA APLICADA À EDUCAÇÃO FÍSICA
INTRODUÇÃO AO METABOLISMO
1º BIMESTRE
Mariana Boscoli
R.A. 2921415402
Presidente Prudente
Fevereiro de 2014
Resumo 1
Introdução ao Metabolismo
Para adentrar ao estudo do metabolismo, uma breve definição do mesmo; seria ele um conjunto de reações químicas, que nada mais é que a transformação de moléculas.
Qualquer organismo vivo é constituído por um sistema estável de reações químicas e de processos físico-químicos mantidos afastados do equilíbrio, a manutenção deste estado só pode ser conseguida a custa de energia retirada do meio ambiente. Do contrário disso os organismos perdem energia para o meio ambiente, sua estabilidade deve ser vista como um processo dinâmico, o “steady- state”.
Todos os animais e a maioria dos microorganismos são quimiorganotróficos pois necessitam oxidar substâncias orgânicas. As substâncias oxidáveis utilizadas pelos seres humanos estão presentes nos seus alimentos, sob a forma de carboidratos, lipídios e proteínas.
Os nutrientes ao serem oxidados perdem prótons e elétrons, e tem seus átomos de carbono convertidos a Co2, a energia que advém desta oxidação é usada para sintetizar um composto rico em energia, a adenosina trifosfato (ATP), a partir de adenosina difosfato (ADP) e fosfato inorgânico, ou seja, para que a energia derivada da oxidação dos alimentos possa ser utilizada pelas células, ela deve estar sob a forma de ATP.
A dependência do meio ambiente pelos seres vivos vêm também da necessidade de compostos químicos para conservação e/ou aumento de sua massa, os tipos de compostos exigidos por cada organismo são extremamente diferentes, como cada organismo contém substâncias que lhe são características e só ele mesmo pode produzir, o que