Introdução ao hedge cambial
O consumo de medicamentos genéricos vem aumentando principalmente no Brasil e no México, logo em seguida vêm Argentina, Colômbia e Peru. Até o fim do ano passado o mercado brasileiro desses produtos era representado em 20% de acordo com dados da World Pharmaceutical Frontier.
Espera-se que com a perda das patentes das multinacionais, as mesmas comprem os pequenos fabricantes de medicamentos genéricos para se manterem fortes no mercado. Segundo Patrícia Starling da DHL Global Forwarding Brazil, os clientes da indústria farmacêutica estão deixando de utilizar o transporte aéreo, que é considerado como padrão para esse tipo de produto, para serviços de embarque marítimo.
A mudança do transporte aéreo para o marítimo nesse caso é impulsionada, em certa parte, pelo aumento dos combustíveis e pelo o benefício ambiental oferecido ao transporte marítimo que gera menos emissão de CO², diz Marco Queirós, diretor de desenvolvimento de negócios da DHL.
A empresa oferece toda a gestão do transporte desde o acompanhamento dos embarques até a entrega com manipulação especializada. No transporte marítimo a segurança é personalizada por meio de tecnologias GPS, dispositivos de redes móveis ou satélite para assegurar a carga transportada.
A DHL possui vários centro de excelência para o ramo de Lifesciences espalhados pelo mundo, todos são projetados com ambiente de controle de qualidade específico para manipulação de cargas de produtos farmacêuticos, biotecnologia e dispositivos médicos.
A empresa trabalha com funcionários capacitados para o manuseios de tais produtos e que participam de treinamento e capacitação em Lifesciences, podendo assim