Introdução ao Estudo do Direito
Introdução ao estudo do Direito
Professora Ezilda Claudia de Melo
Aluna: Claudia Marques
Tema: O caso dos exploradores de cavernas
VOTO DA DEFESA
O caso dos exploradores de cavernas conta a historia de quatro réus que fazem parte da Sociedade Espeleologica. Os quatro réus, juntos a Roger Whetmore, adentraram em uma caverna. Assim que entraram se viram presos, devido a um desmoronamento de terra e rochas. E so foram retirados de la após 32 dias de tentativas de diversos profissionais de resgate.
Whetmore foi morto, e em seguida os réus consumiram sua carne para que assim conseguissem sobreviver.
- O desmoronamento de terra e de rochas se deu por uma causa natural, durante vários dias presos na caverna começou a surgir inúmeras dificuldades de sobrevivência, como falta de agua e comida. Obviamente os exploradores não tinham alternativas a não ser a antropofagia, para que conseguissem sobreviver. A lei positiva atua para o zelo da vida. Porem se tal coexistência se torna impossível, a lei desaparece com ela.
- Durante a retirada das rochas na entrada da caverna dez trabalhadores morreram; se foi apropriado o risco seguido de morte de 10 trabalhadores para salvar a vida de cinco, porque então haveria de ser errado sacrificar a vida de um, para a sobrevivência de quatro? Tem-se então a moral atuando sobre o caso. A moral é mais abrangente do que a Lei positiva.
- Leis positivas atuam em meios normalmente sociais, o que não ocorreu no caso dos exploradores, pois as vitimas estavam numa prisão subterrânea, que os separaram de nossos tribunais e oficiais de justiça. Podendo-se dizer que entravam-se em um estado natural, conveniente e conivente com suas atitudes em pró da sobrevivência e bem está de todos, ou da maioria. Com isso usaram o governo apropriado para a situação em que se encontravam. Whetmore se comunicou com médicos, juízes, autoridades e citou alternativa da antropofagia, se consumindo a carne