Introdução ao comercio exterior
UFSC
Introdução ao Comercio Exterior
Debora Michelotti Veras – 12201830
1) A China possui mão-de-obra vasta e de baixo custo, este foi um dos grandes atrativos para grandes empresas do mundo transferirem suas indústrias para o país. Conhecida atualmente como a fábrica do mundo, a China produz uma variedade infinita de produtos e possui alianças importantes com a União Europeia, um dos grandes consumidores de sua produção. O Brasil também mantem alianças importantes com a China, em 2009 a China se tornou a maior aliança comercial do Brasil, contando ainda com o BRICS, uma aliança politica entre Brasil, Russia, India, China e mais recentemente Africa do Sul que tem por fim fortalecer a economia dos países. Além disso, a China é o maior produtor e importador de alimentos do mundo, visando suprir as necessidades de sua população.
O comercio exterior é uma parcela importante na economia da China, o país transaciona mais de $4 trilhões ao ano e luta atualmente para fortalecer a economia local e depender menos de suas relações internacionais.
2) A) O território aduaneiro compreende todo o território nacional e este dividido em território primário (portos alfandegados, aeroportos alfandegados, pontos de fronteira alfandegados, terminais alfandegados) e território secundário (aguas territoriais, espaço aéreo, áreas terrestres).
B) PIB e PNB são indicadores econômicos que demonstram a realidade econômica de um país ou região. O PIB (produto interno Bruto) apresenta todas a produção realizada dentro das fronteiras da região ou país, já o PNB (produto nacional bruto) apresenta as riquezas produzidas pelo pais e recebidas por outros países, ou seja, os valores enviados por suas empresas em outros países para o seu pais.
C) A China possui o segundo maior PIB mundial, atrás apenas dos Estados Unidos e o terceiro maior PNB, atrás dos EUA e Japão. Seu PIB é maior devido ao grande volume de exportação realizado pelo pais.
3) É quase impossível